Nomes Sefarditas parte 1 Alexandre Brandão Amorim Shamash MOREJ Sefaradi


Nomes Sefarditas parte 1
Ter um nome “Judeu” não é garantia alguma de ser efetivamente um Judeu. A identidade judaica estar relacionada estritamente com a Torá. A Torá foi unicamente o que permitiu por todos esses séculos  a continuidade da tradição judaica . Quando falamos em Torá estamos falando também da tradição oral  Mixná, o Tosefta e o Midrax Alacá.

A descendência de Avraham é numerosa . Os descendentes estão por todo o mundo , dispersos ou não. Em Bereshit 15:5 e Bereshit 13:16 (Gênesis) existe a evidência onde Hashem informa como será a descendência de Avraham. O sentido do que está escrito nesses dois momentos em Bereshit é que a descendência  será muito maior do que hoje se entende como sendo Judeu ou não judeu em função do nome .

A quantidade de judeus no mundo hoje, o número oficial, não corresponde à verdadeira descendência, nem de perto . O que quero dizer é que a responsabilidade em seguir os mandamentos de Hashem é de boa parte da humanidade, pelo menos e de toda a Humanidade no sentido da criação.

Existem mais de 600 mandamentos a serem seguidos na Torá e o nome judaico não garante “salvação”  .Apenas , talvez, uma maior responsabilidade, o que não é nenhum facilitador. O foco deve ser a Torá , o caminho a Torá e o fim a Torá.

Na abrangência  Sefaradi, no que se refere aos nomes , iremos verificar em nossa próxima postagem como essa dita lista de nomes judeus conhecida popularmente é ampliada em centenas , trazendo evidências históricas e antropológicas do grande mar de descendência de Avraham.

Alexandre Brandão Amorim Strobel
1° Rav MOREJ Sefaradi

Comentários

Mensagens populares