Pessach 2020 2 ( COVID 19)


O que podemos aprender de fato com essa pandemia ?

Primeiro temos que encarar o fato dessa pandemia ter atingir todo o planeta como o termo já indica, porém com grande intensidade , todas as classes e todas as culturas . Mas isso seria uma obra "maligna"? É difícil dizer isso, mas não exatamente. Essas ações em massa estão presentes em toda a Torah ( Velho testamento para os cristãos ) . Hashem (D'Us) por diversas vezes estabeleceu e deu uma direção e uma lei em específico e deixando claro de forma absolutamente explícita o que ocorreria caso o procedimento/ mandamento não fosse obedecido e isso atingiu também  o próprio povo Judeu , deixando claro que cada um tem a responsabilidade sobre seu próprio futuro e condição e que diretrizes devem ser seguidas para que se tenha êxito no caminho de D’Us, assim como em qualquer outro caminho da vida é necessário seguir diretrizes próprias e específicas. Estamos na véspera de Pessach ( Páscoa judaíca original ) , naquele tempo D'Us deu um mandamento ao povo (Hebreu) Judeu ( posterior) , indicando que cada hebreu deveria seguir um determinado procedimento. D'Us passaria por cima de cada casa no egito e não levaria a vida do primogênito dos animais e da família   que seguisse o que foi antecipadamente explicado de forma clara . Egipicios e hebreus tiveram primogênitos levados , depois disso foi efetivada a saída do egito e os que foram , foram guiados pela fé que tudo daria certo na estadia pré informada no deserto .
Estamos em uma Pessach única do mundo , uma chance para lembrarmos do poder de Hashem , uma oportunidade única para que cada um entenda a sua posição equivocada perante D'Us ( Hashem) ,e que devemos  colocar D'Us como único , eterno e indivisível.
Muitos decidiram seguir uma nova visão da Torah ,sem nenhuma autorização real , baseado em interpretações fantasiosas das profecias , criando e seguindo um dito novo testamento, sem atentar para os Estatutos Pérpetuos para Toda Geração , caindo em uma idolatria vestida de santidade , porém em discordância com mais de 5.000 anos de tradição , entendimento e rigorosas reflexões de um povo gyardião da palavra de D-Us
O mundo todo encontra-se sendo alertado , nessa Pêssach ( Páscoa Judáica) como foi naquele tempo , todos estão em casa , dessa vez obrigados, naquele tempo foi sugerido,temerosos por essa realidade que passa por cima de toda família . Seria um aviso para a humanidade? Já que os mandamentos estão explicitamente indicados, porém negligenciados ?
Creio que nesse momento, falar de aprendizado genérico , filosofia de vida , teorias éticas genéricas, amor universal, oportunidade de crescimento interior  é se afastar da realidade e do ponto correto que o mundo não que considerar e que dito a mais de 4000 anos . De fato todo o mundo hoje abaixa  a cabeça forçadamente , aceitar o fato do poder desse vírus e entender que não estamos no comando, estamos em um movimento frenético de proteção, correndo atrás de prevenção  .
O que a humanidade quer ? Um Deus que satisfaça seus interesses e pensamentos ou queremos seguir a vontade e interesse de D'Us . Temo ser uma última chance para todos . Nosso louvável potencial científico deve estar lado a lado com o Criador , sem fantasias , sem falsos profetas , sem falsas interpretações , sem falsas religiões adaptadas , sem messias criados por interesse humano , sem falsos deuses , sem medo . Hashem em seus mandamentos abraçou toda filosofia , toda piedade , todo amor , porém acreditou na capacidade de cada ser humano de usar sua razão , força de vontade e esforço para seguir seus dífíceis mandamentos , como alguns simplistas acreditam . Amar o próximo como a si mesmo também é uma orientação de Hashem , dada a Moshé ( Moiseis ). Não existe boa nova , nem novo testamento , nenhuma novidade, D-Us é imutável e o mesmo , o mesmo de Avraham .
Devemos buscar a razão e o estudo sistemático , usar nosso próprio esforço para buscar a verdade . Abrir mão de quem pensa por nós, evitando nossa própria capacidade de entendimento . Passar a pensar e buscar . Será difícil abrir mão de crenças e de religiões, pois muitos estão em confortável condição social e familiar, fazendo crer que seguem o caminho correto . Mas vejam que os hebreus trocaram as águas do nilo , as doces e suculentas melancias do egito e toda fartuta pela vida próxima no deserto , aparentemente sem atrativos baseados na crença da promessa de Hashem (D'us). Assim foi a primeira Páscoa (Pêsach) e talvez seja a oportunidade agora também de ser e seguir pelo caminho real .

Alexandre Brandãi
Shamash MOREJ Sefaradi.

Comentários

Mensagens populares