Shamuel Bet 6 . Samuel 2 6

Alexandre Brandão

Recentemente um amigo cristão me encaminhou uma mensagem perguntando qual o nosso entendimento sobre Shemuel Bet 6 ou Samuel 2, 6. Ele se referia principalmente à passagem onde a vida de Uzá é retirada pela ira do Eterno . Ele disse que não tinha encontrado referências na internet e resolvi escrever esse texto após dar ao mesmo nosso entendimento.

Para que seja possível um perfeito entendimento de qualquer passagem da Torah ou do Tanah é sempre muito importante não buscar o entendimento no nível 1 do Pardes .

Shemuel Bet 6 fala principalmente sobre o Amor de Deleites como descreve Rabi Shneur Zalman de Liadi de abençoada memória:

והיא הנקראת בכתוב: "אהבה בתענוגים", להתענג על השם מעין עולם הבא;

“Este [nível de amor] é o que as Escrituras descrevem como ahavá betaanuguim15 (“um amor de deleites”); ele é a experiência do deleite na Divindade que é um antegozo do Mundo Vindouro, uma vez que a recompensa do homem no Mundo Vindouro consiste em deleitar-se na Divindade.”

Quando verificamos um pouco antes da ira do Eterno cair sobre Uzá o que percebemos ? Música , Alegria , instrumentos musicais sendo tocados , um estado de êxtase espiritual que se inicia e que vai ser concluído quando David Ben é tomado totalmente pelo amor de deleites , adorando de todo o coração e de todo o poder .

Quando a música é iniciada toda a atmosfera é afetada pela energia , ali fica entendido que os presentes dançavam , tudo era balançado pela alegria inclusive os animais , no caso em específico, os bois que levavam a Arca , um estado natural do êxtase naquele momento . Uzá toca a Arca na tentativa de não deixar que a Arca tombe . O seu tocar a Arca na preocupação da mesma não tombar evidencia que ele não estava em devoção total , estava racional e não percebeu o Amor de deleites que iria tomar o grande Tsadik David . É como tentar parar uma energia que começa a fluir , a energia do Amor  integral à Hashem . Isso é embasado no Tanya. Hashem tira a vida de Uzá como memória de que o “Amor de Deleites” ahavá betaanugim é a meta almejada e ninguém tem a autoridade de interromper esse auspicioso momento , aqui a razão não precisa mais existir , razão essa instrumento para alcançar a não razão em ahavá betaanugim.  

De forma sublime em Shamuel Alef  (Samuel 1) 2:6 o Eterno é lembrado como aquele que tira e dá a vida . 

Comentários

Mensagens populares