Shamuel Bet 6 . Samuel 2 6
Alexandre Brandão
Recentemente um amigo cristão me encaminhou uma mensagem perguntando qual o nosso entendimento sobre Shemuel Bet 6 ou Samuel 2, 6. Ele se referia principalmente à passagem onde a vida de Uzá é retirada pela ira do Eterno . Ele disse que não tinha encontrado referências na internet e resolvi escrever esse texto após dar ao mesmo nosso entendimento.
Para que seja possível um
perfeito entendimento de qualquer passagem da Torah ou do Tanah é sempre muito
importante não buscar o entendimento no nível 1 do Pardes .
Shemuel Bet 6 fala
principalmente sobre o Amor de Deleites como descreve Rabi Shneur Zalman de
Liadi de abençoada memória:
והיא הנקראת
בכתוב: "אהבה בתענוגים", להתענג על השם מעין עולם הבא;
“Este [nível de amor] é o que
as Escrituras descrevem como ahavá betaanuguim15 (“um amor de deleites”); ele é
a experiência do deleite na Divindade que é um antegozo do Mundo Vindouro, uma
vez que a recompensa do homem no Mundo Vindouro consiste em deleitar-se na
Divindade.”
Quando verificamos um pouco
antes da ira do Eterno cair sobre Uzá o que percebemos ? Música , Alegria ,
instrumentos musicais sendo tocados , um estado de êxtase espiritual que se
inicia e que vai ser concluído quando David Ben é tomado totalmente pelo amor
de deleites , adorando de todo o coração e de todo o poder .
Quando a música é iniciada
toda a atmosfera é afetada pela energia , ali fica entendido que os presentes
dançavam , tudo era balançado pela alegria inclusive os animais , no caso em
específico, os bois que levavam a Arca , um estado natural do êxtase naquele
momento . Uzá toca a Arca na tentativa de não deixar que a Arca tombe . O seu
tocar a Arca na preocupação da mesma não tombar evidencia que ele não estava em
devoção total , estava racional e não percebeu o Amor de deleites que iria
tomar o grande Tsadik David . É como tentar parar uma energia que começa a
fluir , a energia do Amor integral à
Hashem . Isso é embasado no Tanya. Hashem tira a vida de Uzá como memória de
que o “Amor de Deleites” ahavá betaanugim é a meta almejada e ninguém tem a
autoridade de interromper esse auspicioso momento , aqui a razão não precisa
mais existir , razão essa instrumento para alcançar a não razão em ahavá betaanugim.
De forma sublime em Shamuel Alef (Samuel 1) 2:6 o Eterno é lembrado como
aquele que tira e dá a vida .
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